• CIEC

Acionamento de Iluminação via Bluetooth

Atualizado: 16 de ago. de 2019



Quando se fala da palavra automação, as pessoas rapidamente a relacionam com robôs e linhas automatizadas da indústria, porém, essa abordagem nos dias atuais tornou-se incompleta, pois a automação vem tomando outros rumos estando presente em prédios, comércios e residências.


Um sistema de automação residencial apresenta como arquitetura básica um sistema de gerenciamento lógico e placas com microcontroladores programáveis. Como atualmente sistemas de automação ainda apresentam custos relativamente elevados é necessário a procura por tecnologias com custo menor e implementação mais simples. Uma das tecnologias utilizadas no trabalho é a placa Arduino que é uma plataforma open source, ou seja, de código aberto onde todo o projeto eletrônico incluindo a plataforma de desenvolvimento de programas é de acesso público e gratuito.


Existe, ainda, Shields que são dispositivos que podem ser acoplados ao Arduino aumentando a capacidade de gerenciamento e a interação com o ambiente. Nas últimas décadas, tem-se acompanhado a surpreendente evolução da eletrônica. E é graças a essa evolução que houve a popularização de certas tecnologias como eletrodomésticos, computadores, telefones, etc.


Na década de 60, somente empresas de grande porte tinham condições de adquirir computadores para ajudar no controle financeiro e administrativo, o que evidencia nos dias atuais que há forte dependência também da informática na evolução da eletrônica. Cada vez mais pessoas se beneficiam com as facilidades que essa popularização proporciona no dia a dia principalmente em casa, e é nesse sentido que surgiu a “Domótica”.


Veja o artigo completo em: https://drive.google.com/open?id=1niK_L_AePUtH5EAA3DoNShQ35iIrGTuy

2 visualizações0 comentário