• CIEC

Sistema de Aquisição de Dados Para Otimização da Produção



Os sistemas de supervisórios para monitoramento e controle de informações são muito presentes no ambiente industrial e comercial. Os supervisórios surgem com uma grande vantagem na realização de tarefas, facilitando a rotina gerencial de uma companhia.


Apesar do avanço tecnológico que o mundo vem passando, muitas indústrias mantêm o habito do uso de relatórios de papeis para lançamento de dados e controle de produção. No entanto, esta pratica esta cada vez mais defasada mediante aos recursos disponíveis para controle e monitoramento, além de apresentarem diversos problemas como perda de documentação, lançamento de dados incorretos e tomadas de decisões erradas.


Uma empresa de produção de materiais a base de polímeros, utiliza injetoras termoplásticas para injeção de peças automobilísticas. Para estas atividades, são realizados lançamentos manuais do período produtivo, contemplando as horas que estiveram em funcionamento e as horas que ocorreram interrupções na produção. O gerenciamento é feito através de apontamentos lançados de forma manual em tabelas e gráficos de papeis.


Após algumas análises feitas, foram levantados itens que favoreceriam o entendimento para respostas dinâmicas para atuação nas falhas do processo, isso mediante a um controle com visão real e atualizado para obtenção das estatísticas produtivas. Fora proposto um sistema capaz de relacionar o tempo decorrido produtivo e não produtivo através de identificação eletrônica e registro feito por operadores autorizados e preestabelecidos.


De acordo com as necessidades identificadas, concluiu-se que um programa de software seria uma alternativa para a empresa. Ele permitiria uma rotina mais dinâmica e eficaz no cotidiano gerencial da produção facilitando a busca de relatórios e informações. Percebeu-se a oportunidade de criar um sistema de controle produtivo das injetoras termoplásticas.


Leia o artigo completo em: https://drive.google.com/open?id=1_GfZ58ayC4q0RcJKkg1gyBnmv-cjPeT9

12 visualizações0 comentário